quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Rua Teodoro Sampaio - Instrumentos Musicais (parte 3 - final)

Finalmente, após 2 meses longe deste blog, consegui um tempo para terminar a nossa matéria sobre a famosa Rua Teodoro Sampaio e suas diversas lojas de instrumentos musicais...

Após sair da loja das guitarras Begher, a próxima loja visitada foi a Made in Brazil, que iniciou suas atividades em setembro de 1990 fundada por Marcelo Tadeu Aziz, época em que o preconceito com o produto brasileiro imperava e os importados conquistavam cada vez mais o seu espaço no País.
A Made in Brazil estabeleceu sua sede na Rua Santa Efigênia, na cidade de São Paulo, e posteriormente mudou-se para a Rua Teodoro Sampaio, região que se tornou o novo referencial para o comércio musical.
O seu nome foi inspirado nos livros de Akio Morita ("Made in Japan") e Ricardo Semler ("O Empresário Made in Brazil").



A Made in Brazil Music Megastore oferece além de instrumentos musicais, CD’s e DVD’s (relacionados ao mundo musical), camisetas e produtos que vão desde o mais requintado piano de cauda, passando por materiais didáticos, equipamentos profissionais, até uma diversificada linha de acessórios das mais conceituadas marcas internacionais, como: Fender, Gibson, Yamaha, Roland...etc, e nacionais: Giannini, Di Giorgio, Tagima, Orion, entre outras. Abre aos domingos (exceto feriado), e oferece estúdio para teste de instrumentos, serviço de manobrista e de luthieria (recuperação de instrumentos de cordas avariados).



Eu pessoalmente comprei uma Ibanez na Made in Brazil (Unidade Moema) e o luthier de lá fez uma regulagem excelente na guitarra (recomendo mesmo a todos que necessitarem)...


No final desse post veja o - pequeno - video que fiz dentro da Made in Brazil.

Made in Brazil : Rua Teodoro Sampaio, 777 - (11) 3061-3131

Do lado da Made in Brazil tem uma casa que é 10 : Free Note.



Também desde 1990 na Teodoro, a casa oferece uma infinidade de métodos e Songbooks dos mais diversos artistas e estilos, além dos livros, uma boa quantidade de DVDs didáticos, nacionais e importados. Lá eu conversei com o José Carlos (Administração - Produtos Nacionais - Vendas) que é super gente-fina e me atendeu muito bem. Quem passar por lá pode falar com ele que não tem erro.
Free Note : Rua Teodoro Sampaio, 785 -Fone : (11) 3085-4690

Em frente a Free Note havia o atelier de Walter Gabriel . Calma, ele ainda existe, só que está na mesma rua mas em outro número.

Walter Rogério Gabriel trabalha como luthier profissional desde 1990, seguindo os passos de seu pai, Valter Gabriel, que foi um excelente construtor de violinos. Trabalhando em meu atelier em São Paulo, Walter confecciona violões clássicos (de 6 e 7 cordas), violões de aço tipo "folk" ( 6 e 12 cordas), bandolins (ambos estilos europeu e americano) violas caipiras, guitarras semi acústicas, elétricas, e também cellos e baixos de orquestra elétricos. Muitos de seus instrumentos são tocados por um número considerável de músicos no Brasil e no exterior. Hoje em dia aproximadamente 20% dos violões clássicos de sua fabricação tem seus passaportes carimbados e prontos para ir para o exterior. Basicamente seus instrumentos são exportados para países como Estados Unidos, Itália, Portugal, Africa do Sul, Japão e Espanha.

WGabriel : Rua Teodoro Sampaio, 665 - Fone : (11) 3898-2826 / 8044-5591

A próxima loja que entrei foi a Reference Music Center.... e foi a primeira loja que eu entrei - tirando as lojas da galeria que eu falei na parte 02 do post - onde as guitarras Gibson estavam ao alcance das mãos dos clientes...
Aliás é algo que tenho notado nas grandes (e médias) lojas do ramo : guitarras coreanas, chinesas, brasileiras, ficam ao alcance das mãos enquanto que as guitarras "top" de linha (Fender, Gibson, Ibanez, PRS) ou ficam em uma sala fechada (tipo a Made in Brazil do Ibirapuera) ou beeeem alto...
A Reference então foi a exceção a esta regra... é claro que ainda assim as guitarras Gibson ficam em um lugar de destaque na loja (em uma parede ao fundo só com Gibson's de vários modelos).








Reference : Rua Teodoro Sampaio, 806 - Fone: (11) 3883-6262

A Reference fica na esquina nessa quadra, e na outra esquina olha só que manero :





Essa deve ser a esquina mais bem decorada de São Paulo... no destaque a assinatura do autor...
Essa esquina é onde fica a Krocodille Pop (aí fica fácil achar, né ????).
A loja tem guitarras (poucas) no térreo e (várias) guitarras Gibson e demais no andar de cima. Vou ser sincero com vocês: na parte de baixo fui super bem atendido (peço desculpas a todos porque não consegui guardar o nome do vendedor, um senhor super gente fina)... já na parte de cima.... Não é que fui mal atendido, o problema é que eu nem fui atendido... o vendedor estava de conversa com outro cara e assim continuou apesar de eu permanecer lá uns 15 minutos vendo a vitrine e outros 10 com o cotovelo no balcão... Eu sei que não sou um dos caras mais bem vestidos do planeta, mas também não precisava me ignorar como se eu fosse um pedinte, né?... (perderam um potencial comprador de uma Gibson - conto em outro post a compra...).
Mas deixa isso prá la... Na fachada da loja já fiquei com água na boca com a Dean Razorback que havia na vitrine ( e também com o Steinberger e o Rickenbacker)...



Na escada entre o térreo e o piso superior encontrei uma surpresa: uma Gibson ES-355 igua a do mestre B.B. King autografada pelo próprio !!!



Imagino o orgulho que o dono da loja deve ter desta guitarra. Vale a pena passar na loja ao menos para ver essa curiosidade.
E no piso superior nada mais nada menos que diversas guitarras Gibson...





Acho que foi a maior concentração de Gibson por metro quadrado que eu vi na minha vida.... Como o vendedor não me atendeu não tenho como saber se algumas delas eram novas em folha, mas haviam usadas com certeza...

Krocodille POP : Rua Teodoro Sampaio, 826 - Fone: (11) 3068-0505

Se não estou enganado essa esquina é a da Rua Cristiano Viana, e foi lá que eu encontrei a Soulshine.



Vintage é a palavra que define bem a casa... lá tem instrumentos que eu nunca ví como a Gibson abaixo :



E claro mais Gibson's com seus respectivos certificados de autenticidade :





Além das guitarras, eles também tem bastante pedais usados, o que pode ser uma boa saída para muita gente que tá começando e ainda tá formando o seu set-up :



Conversei um bom tempo lá com o Sérgio, e quem passar por lá pode procurar ele que com certeza será bem atendido.
Soulshine : Rua Cristiano Viana, 524 - Fone : (11) 3086-3021

E de lá eu dei uma rápida passada na Playtech, loja conceituada que dispensa apresentações (sou cliente há tempos da Playtech da Santa Efigênia) e que também tem uma grande variedade de instrumentos e sempre facilitam o pagamento. Se passarem por la o contato é o Flávio, sem erro !





Playtech : Rua Teodoro Sampaio, 912 - Fone: (11)

E por fim, como eu disse na postagem anterior, a loja que eu encontrei as melhores ofertas para guitarras Gibson: MilSons.

Como na maioria das lojas as Gibson's ficam lá no alto, e o jeito é chamar um vendedor e entupir o cara de perguntas... Nessas eu encontrei o Alessandro - vendedor da loja - e vou te dizer: o cara tem vontade de vender ! Ele teve a maior paciência em repassar o preço de vários modelos, calcular descontos e quando eu já ia saindo ainda falou "Se você tiver interesse mesmo a gente ainda tenta melhorar este preço !"...



Lá também foi uma das poucas lojas (alías acho que foi a única) na qual eu vi instrumentos da linha Daisy Rock, portanto garotas corram para a loja "if you wanna rock'n'roll"....









E também na MilSons foi o único lugar onde vi acordeons... instrumento que não via há muito tempo...



E assim terminei meu "passeio" no paraíso dos músicos (e finalmente este post!)
Só uns lembretes:
- Se forem em alguma das lojas citadas não esqueçam de dizer que viu a loja neste blog;
- Pesquise muito antes de comprar;
- Pechinche muito;
- Se não dá para comprar agora, não se desespere ! Vai procurando com calma que um dia o teu instrumento chega até suas mãos no momento certo !

E para quem se pergunta se eu comprei a minha Gibson, a resposta é SIM ! Comprei a minha tão sonhada Gibson, mas foi uns meses depois na loja Tango da Santa Efigênia.... mas isso já é assunto para outro post !.....

Vídeo 01 da loja Made in Brazil :





Vídeo 02 da loja Made in Brazil :



5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana essa matéria!
Parabéns!

Cesar M

Wandeck disse...

Obrigado César...
Se tudo der certo no ano que vem espero conseguir fazer mais matérias externas...

Valeu !

Grapiglia disse...

NOSSA CARA!
q PARAÍSO q é aquelas lojas meww
eu sou de Bento Gonçalves,RS,e aqui tem 3 lojas de guitarras,uma tem no maximo 10 guitarras,e a marca mais alta q eles recebem é Ibañes,e nas outras duas o máximo que eu vi foi epiphones usadas,e pior ainda,caras

quero ir pra essa rua só pra compra uma flying :D
vlw pela série,agora sei onde comrar boas guitarras :D

"When the dark night falls..." disse...

rapá, tu sabe se várias dessas lojas abrem no domingo?

Anônimo disse...

bakana dimais essa matéria! já to indo na teodoro comprar duas guitas.vlw irmão!